05 de novembro – Dia Nacional da Cultura

A Câmara Municipal de Iporanga parabeniza a todas as pessoas, grupos e movimentos que mesmo com todas as adversidades encontradas buscam formas de preservar e resgatar os movimentos culturais existentes em nossa cidade e região.

É difícil definir cultura como apenas uma só coisa, ela abrange diversos elementos produzidos a partir da inteligência e o convívio humano em sociedade. Ela se faz presente desde os povos mais antigos em seus costumes, religião, arte, regras, nos valores morais, na culinária e em tudo aquilo que envolve o sentimento e ação das pessoas. Definindo de forma resumida a cultura é um conjunto de costumes e verdades que são passadas de uma geração para a outra.

Celebrado anualmente no dia 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura, estabelecido pela Lei Nº 5.579 em 15 de maio de 1970, marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).  Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Moraes. Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.

Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (1897), ocupando a cadeira n.º 10, e seu presidente entre 1908 e 1919. Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia (Holanda, 1907), notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o epíteto “O Águia de Haia“. Teve papel decisivo na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz do Tribunal Mundial, um cargo de enorme prestígio, que recusou.

Ruy Barbosa, o Águia de Haia, 1923

05 de novembro – Dia Nacional da Cultura